CONSULTAS – CASO VOCÊ TENHA ALGUMA DÚVIDA MANDE UM EMAIL
Este local está reservado para que eu possa tentar te ajudar!!!!!
Aqui também, estou criando um banco de dados com os problemas encontrados nos equipamentos e acessórios, e com as possíveis soluções.
Com a colaboração de todos tentaremos ajudar os, assim como nós, apaixonado por este Hobby.
Obrigado a todos os colaboradores.
BONS VÔOS NUM CÉU DE BRIGADEIRO!!!
Minha duvida é como configurar o meu controle original do Belt cp v2 (Esky PPM ET61 6ch) com o flymentor. Tem que desativar a mixagem CCPM do radio? alguem sabe fazer e confirma isso?
ResponderExcluirobrigado
Marco
Marco
ResponderExcluirExistem duas formas indicadas pela fábrica:
Programar pelo software ou pelo cartão de programação ( que são as formas que eu programo).
O rádio original, não é programável. Existem outros rádios que você pode efetuar ajustes através dele. O meu conselho é que você use uma das formas que eu uso, porque?
Por que a programação tem que estar no Flymentor e não no radio e até por uma questão de seguranca.
Não sei se fui claro e pude te ajudar!
Abs
Fernando
Lega Fernando.
ResponderExcluirComprei também o cartao de programação, a minha duvida quanto ao radio é porque em vários forums que andei lendo as pessoas sempre falam em desligar a mixagem ccpm no radio. Mas se realmente isso não precisa ser feito, acho que não tenho maiores duvidas no momento.
Vou instalar no dia 14 quando chego no Brasil
abs
Marco
Marco
ResponderExcluirVocê está certo, tem que desligar a mixagem ccpm no radio.
Tome cuidado na hora de testar, para não acontecer o mesmo que comigo!
O heli levantou sem problema e derepente começou a girar de cauda que nem um pião. Como eu estava muito baixo não deu tempo para fazer nada, a não ser lamentar. Além de custar caro e levar tempo para receber as partes.
Mas agora vou testar como uma plataforma de teste!
Ok tenha um bom retorno e vamos nos falando, pois acredito que teremos um bom material de consulta para quem necessitar tirar dúvidas.
Abs,
Fernando
Olá Fernando, ótimo agora sei que tenho que fazer isso mesmo, estava meio confuso. Agora a minha maior duvida:
ResponderExcluirComo vc fez para desligar a mixagem ccpm no radio?
abs
Marco
Olá Marco!
ResponderExcluirExistem 3 formas:
1 )Primeira - A que eu fiz, e eu não sei se está 100% correta, pois não tive muitas oportunidades de testar.
Foi instalar o Flymentor e configurar pelo software, normalmente sem nenhuma magica!.
2) Segunda - No radio Esky, no compartimento das pilhas, tem um buraco com duas chaves. A chave superior está em ON, você tem que mover a inferior para ON também. Observação isto desabilita o mixer, o que eu não sei, é se o rádio vai ficar abilitado para aviões somente ???????? é necessário testar.
3)Terceira - No software na configuração do Swashplate colocar “ 1S Normal”, vai funcionar ??????. é necessário testar.
Por todas essa dúvidas é que eu vou testar na plataforma simuladora, ai realmente eu poderei dizer qual é a melhor solução e se existe para no caso deste rádio.
Só estou esperando chegarem as partes que eu comprei, que acredito no máximo esta semana que entrar já estarei montando e iniciando os testes.
O que eu sugiro é você esperar mais um pouquinho e deixa eu testar. Mas independente disso, se você achar mais uma maneira é só descrever e eu testo também!
Abs,
Fernando
Paulo Roberto,
ResponderExcluirBoa noite !
Em primeiro lugar gostaria de saber qual é o seu equipamento ( radio e Heli) para passar a informação correta.
BONS VÔOS NUM CÉU DE BRIGADEIRO!!!
Bom dia Fernando.
ResponderExcluirEm primeiro lugar parabnes pela iniciativa, precisamos mesmo disso.
Assisti seus vídeos e resolvi instalar um flymentor que comprei a algum tempo, bom sem problemas, porém após toda a instalação percebi que só funciona perfetamente, ou seja, a luz fica verde, com o controle desligado, se ligo o controle o flymentor para de funcionar, tem alguma dica pra me passar, obrigado. Paulo
Bom dia Paulinho,
ResponderExcluirObrigado pela força!
Com a colaboração de todos poderei fazer um local que seja realmente útil, rico em informações e dicas.
Vamos ver primeiro que rádio você tem, para verificarmos as ligações e a posição das chaves no rádio.
Existem variações de ligações dependendo da marca do rádio e todas as chaves do radio devem estar para baixo, isto é, voltadas para você.
BONS VÔOS NUM CÉU DE BRIGADEIRO!!!
Bom dia Fernando, na verdade eu estou colocando o KDS em um CopterX, porém peguei o radio e o receptor do Honey Bee King 2, não conheço o Belt CP, mas acredito que seja bem parecido, se não for igual, Abraço.
ResponderExcluirBoa noite Paulinho,
ResponderExcluirNão conheço o radio do Honey Bee King 2, mas este tipo de rádio não tem problema de ligação com o KDS.
Instale também o gyro do KDS, não use o do Honey Bee King 2.
As chaves do rádio (gyro sw) e ou (idle up) as vezês podem interferir no funcionamento, elas devem estar desativadas.
A luz que tem que acender é a verde constante do KDS. Quando o heli está no chão ela fica piscando, mas basta você deixar o heli a um metro do chão que ela ficará verde contante.
BONS VÔOS NUM CÉU DE BRIGADEIRO!!!
Prezado Fernando, boa noite.
ResponderExcluirEstive pesquisando na net e vi seu vídeos, explicando perfeitamento sobre o flymentor, com isso tomei a liberdade de fazer algumas perguntas, caso possa me ajudar.
Comprei o flymentor e nem abri ainda, com isso segue as dúvidas:
- Tenho um heli a gasolina com bailarina de 4 servos em 90°, o flymentor é confiável para helis grandes? Porque até onde consegui pesquisar, existe vários vídeos com o flymentor em helis pequenos e elétricos, com isso estou com medo de colocar no meu heli. Tenho um 450, porém não tive tempo de instalar nele para realizar os testes, vou aprender a configurar primeiro e caso seja confiável vou colocar no heli a gasolina.
- Outro detalhe é o seguinte, é possível deixar o flymentor apenas para o modo horizontal? Porque não quero que fixe um ponto, apenas estabilize o heli na posição horizontal.
Obrigado pela atenção,
Leandro.
O Flymentor é feito para trabalhar em qualquer helicóptero, isto é teoricamente!
1) Eu não colocaria no helicóptero a gasolina antes de conhecer bem o equipamento.
2) Não importa o tamanho do helicóptero ele deve funcionar.
3) Monte no 450 primeiro e teste. Se você tiver bastante abilidade na pilotagem sem problema, mas se não tiver teste ele em uma plataforma simuladora. Cuidado se for testar sem a plataforma, tome cuidado com a cauda, ela poder ficar louca e girar sem controle ( não é para te assustar, é só ficar esperto).
4) Sim é possível deixar só no modo horizontal, mas tudo depende do rádio que você tem.
Abs,
Fernando
BONS VÔOS NUM CÉU DE BRIGADEIRO!!!
tenho um heli 450 com um radio TURNING 9X, COMPREI O TAL FLYMENTOR MAS SÓ TIREI DA CAIXA, NAO ENCONTREI QUEM AJUDASSE. AI ATÉ DESISTI. ESTOU APRENDENDO SEM ELE MESMO, SE ESTIVESSE FUNCIONANDO COM CERTEZA EU ESTRARIA BEM + ADIANTADO DE AERO JA SOU UM PILOTO RAZOAVEL + HELI E UMA DAS COISAS+ DIFÍCIL Q JA TENTEI PILOTAR JÁ LENHEI DUAS VEZES. SE ALGUEM PUDER ME DAR UMAS DICAS. AGRADEÇO.
ExcluirE no dx6i como configurar se o flymentor pede rádio de 7 canais, para total controle do mesmo?
ResponderExcluirTeoricamente você pode configurar em qualquer rádio, mas na prática não é bem assim.
ResponderExcluirNo rádio original não dá, porque não é possível desabilitar o mixer, o rádio é muito simples, no máximo você pode abilita-lo para avião.
Não é também o número de canais o problema.
O seu rádio é muito bom.
Não conheço ele a fundo, mas o principal que você deve fazer é desativar o mixer, e se você quiser pode ainda usar só 5 canais.
Tome cuidado com as configurações, principalmente do gyro.
Estou fazendo outros teste, mas como está muito frio não é todos os dias que dá!
Se você precisar mas alguma ajuda é só pedir!
Bom dia Fernando.
ResponderExcluirDesde já agradeço a atenção.
Meu caso é o seguinte: Possuo um HK 450, com um TX HK-7X.
Após uma queda, onde apenas entortou meu tubo de cauda e outras pequenas coisas, com a reposição das peças necessárias, meu Heli passou a girar quando dava rotação (começa normal, mas na rotação necessária para subir começa a girar, e nem sai do chão).
Troquei todo o rotor traseiro, troquei correia, troquei a bailarina, tubo, inverti servo de cauda, mexi no reverso do giro, delay limite etc... e nada solucionou.
Bem, crente que o problema era o giro (um da Hobby King), resolvi comprar o KDS Flymentor.
Seu blog e video foram muito úteis para a configuração e acerto dos servos, sem essa ajuda não conseguiria.
Contudo, mesmo com o KDS Flymentor o Heli se comporta como anteriormente, ou seja, ao dar rotação paa subir passa a girar Já mexi em tudo novamente, troquei tudo o que era possível, e continua a mesma coisa. Já estou há 03 meses sem voar, tentando solucionar esse caso, trocando uma peça, esperando chegar outras pelo correio e assim vai, heheheh.
Estou com o plug do giro desligado no meu receptor, para poder configurá-lo pelo software. Mas mesmo conectado, ajustando pelo TX nada resolvia.
Poderia dar uma luz? Já não sei mais o que fazer. Estou até pensando em montar outro Heli e esquecer esse, pois tenho outro chassi guardado.
Será que pode ser problema no receptor, ao enviar o sinal do ganho para o giro?
Agradeço novamente.
Ah! Também sou apaixonado por motos, viagens, moto clube... hehehehe
Thiago Martins
Thiago,
ResponderExcluirExiste alguns fotores que podem fazer o helicóptero ficar com a cauda louca.
Vou relatar os problemas e as soluções, e assim você poderá verificar o que você ainda não fez.
No final vou contar o que aconteceu comigo e a solução, evitando assim um acidente com você no futuro.
Problemas mais simples
1) A carreia tem que estar bem tencionada;
Verifique a tensão da correia, mas não deixe ela muito tencionada porque pode romper ou quebrar dente. Você pode verificar a tensão, colocando uma linha imaginária na correia e movimentando ele pela lateral. Este deslocamento tem que ser de no máximo 3 mm.
2) O rotor de cauda tem que girar no sentido oposto do rotor principal;
Alterar o sentido de um deles.
3) O ajuste do passo do rotor de cauda não está correto;
O stick do ruder tem que estar 50% e as pás em 0%
Problemas mais complicados (os teste devem ser feitos em plataforma stamder que é mais real ou com o motor desligado)
1) Gyro não está respondendo;
Fazer teste ligando ele em outro canal.
2) O canal do gyro está com problema;
Fazer teste ligando ele em outro canal.
3) O reciver está com problema;
Fazer teste ligando ele em outro canal.
4) O rádio está com problema;
Fazer teste ligando ele em outro canal.
Configuração do gyro através do Flymentor
1) Na configuração do “Gyro Sense” o padrão de fábrica não está correto.
Reduzir o valor, tomando cuidado para não deixar sem sensibilidade.
Esta operação é muito importante, pois o gyro parece estar ajustado e na hora que se dá velocidade o angulo muda toltalmente e o helicóptero fica sem controle com muito velocidade.
2) Fios azul e verde da central de controle do Flymentor que são ligados no reciver;
A posição dos fios está invertida.
Se você ligar o fio verde a luz vermelha do controle do Flymentor vai acender, e ele não estará funcionando.
Se você ligar o azul a luz verde continuará fixa, mas o controle de estabilidade fica comprometido.
Sugestão : Não use o fio azul, pois tirar o controle automatic de modo.
O que aconteceu com meu helicópetero!
Eu estava testando o Flymentor (fiz um filme), fui dando velocidade bem lentamente para ele subir.
Começou a subir sem problema, mas derepente, começou a gira sem parar. Como é coisas de segundos só pude tirar toda a aceleração e contar que não tivesse muitos danos, visto que eu estava bem baixo.
Não adiantou muito!
Tive que trocar, o flybar, eixo do rotor principal, pás do rotor principal, controle do rotor de cauda. Isso é o que eu puder ver, mas o dano foi maior. O meu reciver também deu problema no canal do gyro (aceleração) ai comprei um rádio novo com 8 canais, porque o rádio original não dá para desabilitar o mixer.
Aproveitei também e fiz um upgrade para fibra de carbo e metal.
Como fiquei sem saber o que havia acontecido, resolve construir uma plataforma de teste, e depois de muitos teste descobri que o problema é na sensibilidade do gyro e fiz como descrito acima.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas.
Abs,
Fernando
Thiago Martins to me
ResponderExcluirshow details 9:51 PM (19 hours ago)
Bom dia Fernando,
desculpa a demora em lhe responder. Começo de ano, correria etc.
Quero agradecer a atenção dispensada e todo o conteúdo postado no seu blog. Foram muito úteis.
No final das contas eu acabei montando um Heli novo, e o defeito acabou sumindo.
Não me pergunte o que seria, pois verifiquei peça por peça e estava tudo em ordem.
A única coisa de diferente que fiz ao montar o Heli novo foi retornar o pinhão do motor para 11 dentes. Antes eram 13 dentes, mas sempre voei assim.
Inclusive aproveitei a bailarina e o rotor de cauda antigos, o que me deixou mais angustiado ainda em querer saber qual era o problema anterior.
Bem, vai saber... Essas coisas malucas acontecem.
Ah! Acesse o site abaixo, que é do MC ao qual faço parte. Curta as fotos que estão lá postadas, de nossas viagens.
Sou de São José dos Pinhais/PR. E o seu MC, era de qual cidade?
www.gargulas.com.br
Abraços.
Thiago Martins
Thiago,
ResponderExcluirFico contente pela solução do problema.
Pena que você teve que gastar comprando outro kit.
A mudança de pinhão só altera a velocidade e nada mais, não seria este o problema.
A bailarina também não irá influênciar em nada deste problema, o rotor de cauda poderia, mas pelo visto não éra o problema.
Poderá ter ocorrido outro problema, que eu não mencionei anteriormente.
Que aconteceu comigo também, o servo de cauda inverteu sozinho e acabou queimando e somado ao problema de configuração do Flymentor no gyro, deu no que eu já te contei.
Mas tudo bem, o importante que você voltou a ativa.
Quando você testar o novo Heli e tiver tudo certinho com o Flymentor, por favor poste a configuracão do “ Tail Gyro” e do “ Advance”, caso você tenha feito alguma coisa difernte da de fábrica.
Porque este pedido!
Face que dependendo do Heli, rádio e reciver, as configurações se alteram e eu gostaria de telas para ajudar quem necessitar.
O meu MC ai no Brasil éra de Sampa capital.
Abs,
Fernando
Paulo Roberto to me
ResponderExcluirshow details 1:37 PM (4 hours ago)
Grande mestre Fernando,
Rapaz, estou apanhando um bocado do flymentor com um belt cp v2 e um controle futaba t6ex.
Na melhor das hipóteses consegui acertar as direções (frente, trás, esquerda e direita) mas o trottle (aceleração) fica invertido... ao tentar testar, lá se foi a main gear e minha unha porque acabei ligando o heli com o hold em 0% e o trottle em 0% (como seria o normal sem o flymentor) ou seja: acelerando todo o motor por estar invertido no flymentor... ele só não saiu voando porque minha curva de passo é positiva, então o passo estava forçando o heli para o solo.
Se o amigo puder dar alguma dica ou dar uma olhada no topico que estou postando no e-voo fico grato!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=101562
Nepon
Paulo,
ResponderExcluirEntrei no endereço do e-voo.com, que você me deu e já vi uma coisa que não está certa!
O nosso heli é igual, mas nosso radios são diferentes.
Então vamos por parte!
1) A configuração do “Tail Gyro”, não pode ser tão grande ( negativa ou positiva), porque o gyro perde a sensibilidade.
Sugiro que você trabalhe com valores perto de -50, mas vá testando. Como e porque!
O Flymentor quando o heli começa a movimentar ele estabiliza o servo do gyro com passo do rotor de cauda – ou + e o heli fica girando como um pião “ derrepente”, para a configuração de fábrica, embora aparentemente pareça que está tudo bem, ou melhor tudo certo.
2) Não conheço o seu radio direito, mas vamos usar o que aconteceu comigo como referência, pois pelo que sei as configurações são parecidas. No meu caso o throttle estava invertido também.
Primeiro você tem que achar o “stick mode” correto que você quer, e depois provavelmente inverte o throttle.
No meu caso o “stick mode” foi “ mode 2” e eu inverti o throttle.
Como você pode testar sem acidente!
Se você não tem uma plataforma de teste, faça o seguinte:
Pegue um pedaço de Madeira (uma tábua de 30 x 30 cm com 2 cm de espessura) faça oito furos e prenda o heli, como no desenho.(mandei via email)
Assim que você testar me diga o resultado.
Boa sorte!
Abs,
Fernando
Fernando,
ResponderExcluirEstou passando para comentar sobre o flymentor.
Eu consegui fazer ele funcionar legal no belt, o belt em si é que não muito bom na realidade... ele é o que se propôe: um heli barato para iniciar nos 6 canais.
O segredo para funcionar no belt é até bem simples por sinal: use o gyro de cabeça para baixo! Apelidei de "gyro morcegão", ehehehh. Instala o gyro com a seta apontada na mesma direção que a camera mas deixe ele de cabeça para baixo que é bem fácil de acertar o movimento da swashplate :D
Depois montei um kit do HK450GT e a única opção que precisei mudar foi rever o servo 2 e mais nada, ele voou tranquilo.
http://www.youtube.com/watch?v=HyX2Ow3JPKE
Postei umas dicas de configuração aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=995707#995707
Neppon
Neppon,
ResponderExcluirVerdade o Belt é um heli bem simples, não consegui configura-lo com o rádio original dele.
Não precisei inverter o gyro para ele funcionar, no meu caso funcionou no local original. Vou fazer um teste como você esta sugerindo, e também testar com outro gyro (trabalhando em conjunto).
No caso do HK 450 GT, sem sombra de dúvida é bem melhor, até porque é um cópia do Trex. Mas uma dica! Troque o main grear por um original do Trex, para você não ter surpresas desagradáveis que vão resultar $$$$$$$$$.
Agora estou montando um Trex 450 Pro, para voar com fuselagem e com Flymentor. Brevemente estarie postando com as dicas de montagem (vídeos e comentários).
Abração,
Fernando
ola, Fernando apenas uma duvida; uma vez que o speeed esta conectado a uma bateria, basta apenas conectar o cabo do speeed no bec e o cartao de programação irá funcionar. Nao é necessário usar outra bateria de 4,50 v conectado no BAT do speeed.
ResponderExcluirÉ isso mesmo ele ja está com energia, não é necessário uma força auxiliar.
ResponderExcluirUma dica programe pelo cartão, não pelo rádio.
Se tiver mais dúvida é só perguntar!
Abraço,
Fernando
Saudações Fernando,
ResponderExcluirComprei uma fuselagem do Airwolf para o 450, mas infelizmente não veio manual de instruções. Onde consigo para poder montar adequadamente?
Grato.
Djon
Fernando finalmente achei uma forma de contato com vc. Tenho duas duvidas 1- aquela carenagem da Aerodyne 450 funcionou? Gostaria de saber onde comprou pois nao a encontro no Brasil. Ou se saiu otra legal e o link de venda
ResponderExcluir2- inspirado nos ses videos do flymentor, muito legais, comprei o flymentor mas estou com duvida. Meu heli é o t rex 450 3gx flybarless .. Disseram q o gyro é muito bom e ja ajuda na estabilizaçao. Devo instalar mesmo assim? Como uso o gyro dele para um radio futaba de 6 canais? Deixo o fio azul sem conectar e o gyro ligado?
Minha inteçao seria controlar apenas o rotor
Se isso n for possivel-usar o gyro do heli- como faço no radio de 6 canais? Pq pelo q olhei ele tem opcso para 1s.
Me ajuda?
Ola fernando montei um quadricoptero seguindo os seus videos estou com um frame x666 e a placa mul wii do seu video e quatro motores 28 36 de 800kv so que nao estou consiguindo acertar os pid e nem regular o nevelamento da placa ele parece que esta com o leme todo para direita . Por favor me ajude
ResponderExcluirOlá Fernando! Estou caminhando para a montagem do meu primeiro quad e surgiu uma dúvida em relação aos Motores e ESCs... Assisti em um de seus vídeos uma parte que vc menciona que, em relação aos motores, quanto menor o Kv melhor e em relação aos ESCs quanto maior (acima de 40A) melhor... Qual motor seria melhor: (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17922__NX_4005_650kv_Brushless_Quadcopter_Motor.html ou http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25555__AX_4008Q_620KV_Brushless_Quadcopter_Motor.html
ResponderExcluirE em relação aos ESCs, gostaria de saber o que significa "Simonk" e se compro com a maior amperagem possível (40A ou mais)...
OBS: Comprei uma APM 2.6 e vou montar no frame TBS Discovery (não original) e usarei hélices de 12" (o que muda caso use maior?) pois estou visando a maior estabilidade possível e maior autonomia de vôo (usarei FPV).
Obrigado desde já e bons vôos !!!!
Ola Fernando! Boa-tarde, eu comprei um esc da marca Mystery de 50A mas não acho um cartão compatível, com ele. Como eu sou um iniciante com helicóptero. Estou com duvidas. Fui informado que é um tanto complicado via radio. E que o melhor é mesmo o cartão de programação, para o esc ok. Desde já fico grato
ResponderExcluiralguem já configurou kbar no belt-cp?
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