terça-feira, 7 de setembro de 2010

KDS Flymentor 3D
Esta unidade vem com cinco itens, a unidade principal, giroscópio, sensor CCD, CD de software e cabo de dados USB (manual em formato PDF no CD). Flymentor 3D é uma unidade de estabilização para o helicóptero que ajuda a auto estabilização de sua posição e também a auto-recuperação durante a manobra 3D. Se você estiver familiarizado com o co-piloto 2, então a função deste dispositivo é praticamente a mesmo com algumas diferenças. Esta análise divide-se em definições, montagem e testes.

KDS 3D Flymentor é um Sistema de Estabilização - Pairando automaticamente em uma posição fixa

O KDS Flymentor 3D contêm três componentes, o Flymentor Mixer, uma camara CCD e um Gyro de 3 eixos.
O sistema atua como um piloto automático, ele só dexará de atuar quando você não der qualquer entrada, mas uma vez que você mova suas mãos no controle (stick) novamente, o sistema será desativado e irá deixá-lo assumir novamente, bastante surpreendente, não é? Assim como um piloto automático real você precisa de uma pausa. O sistema fornece duas características principais, o modo de estabilização e o modo de posicionamento.

O que é Mode de estabilização?

Neste modo, haverá luz vermelha e verde fixa no Flymentor, o CCD não estará funcionando, apenas o giroscópio de 3 eixos estará trabalhando. Quando você estiver voando ao ar livre, haverá vento, certo? Quando o vento passar pelo helicóptero, irá empurra-lo para ficar de cabeça para baixo, você terá de ajustar o controle dos sticks constantemente para evitar que isso aconteça. Ao utilizar o Flymentor, ele irá corrigir automaticamente os servos cíclicos e manterá o helicóptero sempre no modo horizontal. Graças ao giroscópio de 3 eixos, poderá trabalhar com cerca de 360 graus de correção.



O que é modo de posicionamento?

Neste modo, haverá luz verde fixa o Flymentor, a câmera CCD e o giroscópio de 3 eixos estram trabalhando. A câmera CCD estará constantemente tirando fotos do chão, e comparando cada quadro para ver se o helicóptero está à deriva, em seguida, ele informa o Flymentor, que irá dar a correção a todos os servos cíclicos. Resultando o helicóptero vai ficar em uma posição fixa. O conceito é basicamente o olho para o chão e fazer o ajuste, tipo como um ser humano faria. Mas note que o sistema não está ligado com o acelerador, e a atitude do helicopter, pois isso ainda estará sob o seu controle.

Sobre o Flymentor

Este misturador é o cérebro de todo o sistema, ele recebe o sinal da câmera CCD, do giroscópio de 3 eixos, ai então, ordena que todos os servos executem o trabalho. Pode ser colocado em qualquer lugar, apenas observando que deve ser longe de vibração e calor.

Sobre a câmera CCD

Usado para o "Modo de posicionamento". A câmera CCD deve ser montada sob o eixo principal ou no frame lateral do helicóptero, com a lente apontada para o chão e livre de vibrações, funcionará melhor na atitude de 1m a 3m. O trabalho de câmera CCD é levar a imagem do terreno para o Flymentor, que dará a correção para os servos cíclicos. Para ter melhores resultados, certifique-se que a luz será suficiente e que a superfície do terreno não seja grama ou cascalho, pois a câmera não pode ver muito bem nesta superficies, também não consegue reconhecer neve ou areia, e não vai trabalhar bem sobre superfícies de cor escura ou baixo contraste.

Sobre o giroscópio de 3 eixos

Basicamente, eles combinam os três giroscópios X, Y e Z, por isso sentido de movimentos 3D agora, em vez de só o movimento do leme. Este giroscópio também contêm sensor de temperatura e alguns outros sensores. Deve estar longe de vibrações e calor.

INSTALAÇÃO

Como instalar o 3D KDS Flymentor estabilização do sistema?

Ligue a batedeira no Flymentor, em seguida ligue o transmissor e escolha "Swashplate Tipo" para 1-Servo, significando que você não usará mais o CCPM do seu transmissor, você estará usando o Misturador de Flymentor fazer esta mistura, desligue o transmissor. Em seguida, ligue os Servos Flymentor, monte a câmera CCD, monte o giroscópio. Como de costume certifique-se que o helicopter está na posição na horizontal. Após a instalação do hardware, instalar o software no computador e usar o cabo USB para conectar Flymentor. A partir de agora quase tudo sera configurado usando o software, não ajustar mais através do transmissor, exceto a sensibilidade do Gyro, ele ainda pode ser ajustado através do transmissor.

Como instalar o KDS Flymentor 3D CCD da câmera no helicóptero?

Para ter melhores resultados, certifique-se que a luz será suficiente e que a superfície do terreno não seja grama ou cascalho, pois a câmera não pode ver muito bem nesta superficies, também não consegue reconhecer neve ou areia, e não vai trabalhar bem sobre superfícies de cor escura ou baixo contraste.

Montagem

1) O primeiro passo é montar e ligar a unidade principal.
Ligue os fios do Servo no Flymentor da seguinte forma:
s1 (aileron), S2 (pitch), S3 (elevador), s5 (leme). A localizaçao da unidade sera conforme a sua disposição de espaço.




2) Verifique se o Sensor CCD tem visão clara, sem qualquer obstrução.
A localização do CCD, você é que determina. Lembrando que é recomendavel ele estar a frente do Gyro, paralo e com a seta de sentido estar no mesmo sentido da do Gyro. Também evite vibração, e se seu Herlicóptero for nitro, coloque longe da saida do escapamento.



3) Dexar seu radio sem swash de mistura de modo que cada servo opere independentemente. O Flymentor tem o seu próprio software de mistura. Reset todos os EPA, para inibir qualquer mistura.
O gyro deverá preferenciamente ser colocado no lugar do Gyro original.



4) A última etapa da montage será a ligação dos contatos do Flymentor Mixer no reciver.
Os cabos tem cores e uma sequência, que é muito simples!
É só segir a sequência de cores( com a informação de qual servo ela corresponde), e conectar no mesmo lugar que o original estava.
Exemplo:
Originalmente o servo do Aileron estava conectado no reciver no plug 1, então o cabo do Flymentor mixer (branco/vermelho/preto) tem que ser conectado no plug 1 do reciver, e assim por diante.
Nos videos que eu fiz existem mais detalhes, é só assisti-los.


5) Conecte o cabo USB no computador e começar a instalação do driver (siga o manual). Em seguida, execute o helibal.exe para começar a configurar o Flymentor.
Importante! toda a configuração que foi feita normalmente no rádio tem que ser substituida pelo software do Flymentor. Nenhuma configuração do rádio sera aceita para reverter o servo. (Desconectar dois cabos de esc para motor)



CONFIGURAÇÕES ATRAVÉS DO SOFTWARE

O KDS Flymentor 3D tambem pode ser configugado através do KDS Flymentor 3D Program Card, do qual estaremos falando brevemente.

1) A configuração seguinte é para configurar a direção, servo e instalação de mistura. Ligue o Flymentor ao computador e carrege o software. Ligue a força no ESC e aguarde helibal para carregar a configuração da unidade principal.
• Primeiramente faremos a definição da direção do sensor CCD e direção do giroscópio. Em seguida, selecione a direção da lâmina principal e configuração oscilante.
Salve as configuração.
• Depois selecione a opção inversa e neutron dos servos. Nesta etapa você tem que conseguir a correção correta da mistura com a orientação dada ao helicóptero.
As vezes você tem que inverter os servo de instalação do rádio, tais como, inverter canais 2,4,6.
Para verificar se a mistura esta correta, incline o helicóptero a swashplate deve dar a correção no sentido oposto da direção de inclinação.
Ocorre uma combinação do rádio e o software para o servo reversor.
As vezes será necessário testar todas as combinações para obter a resposta correta para a mistura.
• Após a configuração da mistura oscilante, a definição do pitch pode começar. Verifique se o braço do servo esta metade (90°) neste momento. A configuração EPA no rádio não pode trabalhar para limitar o curso do servo nesta configuração. Ajuste a opção de modo de viajem através de controle. Pitch configuração da curva tem que ser feito através de software de rádio.
• A solução para a configuração do gyro é por causa do código de cores. A cor que é informada no manual sobre a sensibilidade do giroscópio e sensibilidade de estabilização estão invertidas. O manual afirma que a sensibilidade do giroscópio é o azul, mas na verdade é o verde. O azul é para a sensibilidade do Flymentor. Basta trocar os dois fios no receptor.
OBS: Isso para o caso de radio com mais de 6 canais.
• No software o ganho de giro é definido para 10%, mas ainda é preciso reduzir mais uma vez que durante a subida fica difícil.

PROBLEMAS

Alguns problemas que eu encontrei durante todo o processo:
a) Foi a necessidade reiniciar o sistema para obter a lusm verde no Flymentor.
b) Codificação as cores de sensibilidade do giroscópio e sensibilidade de estabilização estão trocadas.
c) KDS deve rever os seus manuais deste erro crítico que leva o usuário para uma configuração errada.

Fiz alguns videos relacionados abaixo que provavelmente irão ajuda-lo a entender melhor as explicações que foram dadas.

Instalação do KDS Flymentor 3D no helicóptero - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=hFPninxhQ-A

Instalação do KDS Flymentor 3D no helicóptero - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=0U1Ttm0o36U

Manual do KDS Flymentor 3D - inglês
http://home.comcast.net/~fernandogalha/Helipal-KDS-Flymentor-3D-Manual.pdf

Manual do KDS Flymentor 3D - português
http://home.comcast.net/~fernandogalha/Manual%20do%20kds%20em%20portugues.pdf

KDS Flymentor baixar o software de configuração no computador
http://home.comcast.net/~fernandogalha/Helipal-KDS-Software.zip

KDS Flymentor instalação do software problemas e soluções - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=C7KP3VKSwPM

KDS Flymentor instalação do software problemas e soluções - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=7NnN5IlvsHI


Esta configuração de um radio Futaba foi cedida pelo amigo e companheiro de hobby João Ceconi

Esta configuração do Flymentor foi cedida pelo amigo e companheiro de hobby João Ceconi

Leia antes de comprar
Por favor observe que este sistema não é adequado para iniciantes, ele não é um professor de vôo ou salvará o seu helicóptero quando estiver prestes a cair. Esse sistema não é rápido o suficiente para resgatar o seu helicopter! Sugiro que você tenha um piloto mais experiente em voo RC em helicópteros para orientá-lo sobre a instalação. O KDS Flymentor 3D é um equipamento que ajuda os iniciantes a pairar. A instalação do hardware é fácil, mas na instalação você vai precisar de algum conhecimento especial de RC, como "Reverse Channels", "Mix Swashplate ".... por isso, se você tem experiência zero em trabalhar com radios de 6-Channel ou mais, helicópteros CP, vou tentar ajuda-lo. Por outro lado, se você tiver experiência na criação de valores CCPM e compreendeu os jargões RC Heli, você pode experimentá-lo, este sistema é realmente uma alegria para voar.

15 comentários:

  1. Rogerio,
    As conexoes no Flymentor (controller) sao:
    1- Aileron
    2- Elevator
    3- pitch
    4- "sem conexao"
    5- rudder

    As conexoes no seu reciver sao:

    - no slot aileron( terceiro de baixo para cima) plugar "preto/vermelho/branco
    - no slot elevator (quarto de baixo para cima) plugar " amarelo"
    - no slot " rudder" (quinto de baixo para cima) plugar o " cinsa"
    - no slot " ?????? " (???????) plugar o " laranja" eu nao sei se eh no gear ou aux1.

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  2. Rogerio,

    Achei um manual do seu radio e parace que o pich voce tem que ligar o segundo slot " throttle".
    Esperimente e me diga se deu certo.
    Quanto a sua outra pergunta, nao eh bem assim.
    Eu tentei fazer isso com um radio de 6 canais, e nao da muito certo, com radio com mais canais teoricamente eh possivel.
    Nao faz diferenca este acionamento, pois voce pode controlar a hora que quiser. Tambem voce pode diminuir o controle do Flymnetor.
    Abs

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  3. Rogerio,
    Quanto ao meu teste, foi uma catrastrofe!
    Tive que fazer alguns ajustes, mas esta dando muito trabalho, pois eu tinha que ir no computador para ajustar.
    Ja encomendei um KDS Program Card, que devo estar recebendo na outra semana.
    Ainda nao sei o que aconteceu. Eu filmei para poder comentar e analisar o que ocorreu. O helicoptero de repente comecou a rodar sem parar e eu nao consegui controlar. Resultado, tive um crash. Agumas coisas eu ja arrumei outras ja encomendei para trocar.
    Resovi construir um simulador e assim testar ele voando sem o perigo de um novo acidente.

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    1. Olá, nome é Marcos, meu login de usuário no youtube é: loucosporheli, sou apaixonado por helis RC. Estou enfrentando o mesmo problema que você disse, Do nada o heli dá uma chicotada na calda virando o nariz pra a esquerda. Vou tentar usar um gyro independente na calda do heli e usar o flymentor 3D somente para a swash.

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  4. amigos estou com um problema com o meu kds flymentor ele só inicia se desconectar o gyro original e quando eu conecto o gyro os servos enlouquece será problema no gyro?

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  5. Você tem que usar o gyro do Flymentor, e conectar na posição certa. Além de verificar se as conecções do Flymentor e do reciver estão corretas.

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  6. Fernando,
    Eu fiz alguns testes, mechi um bocado nas opções do helibal mas no fim das contas acabei deixando tudo default mesmo!
    Resetei para factory, só mudei o servo 2 para rev e absolutamente mais nada.
    Atualmente tenho um HK450GT e estou usando o Gyro do flymentor, meu servo de cauda é o Henge 922 digital de metal, meus servos do cíclico são Henge 933.
    No meu TX Futaba 7C configurei o gyro como GY modo A com 30% e configurei o GOVERNADOR na chave E que tem três posições e configurei: para baixo 50% (flymentor desligado), no meio 10% (modo position com -80% de sensibilidade) e acima com 70% (horizontal+position com +40% de ganho que foi o modo usado no video da garagem).
    Para constar eu uso Dual Rate de 80% no aileron e elevator e 60% no rudder com -25% de Expo no aileron e elevator e -15% no rudder.

    Postei sobre os passos de configuração para um amigo modelista que pedir umas dicas neste topico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=995707#995707
    Postei sobre minha curva de passo/throttle quase agora aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=995945#995945

    Um voo teste rápido na garagem:
    http://www.youtube.com/watch?v=_UysZSAWQ40

    Meu primeiro voo com flymentor no jardim do prédio: http://www.youtube.com/watch?v=HyX2Ow3JPKE

    Hoje até fiz um voo no fim da tarde... já tinha até escurecido no quarto pack de baterias, liguei o kit de leds turnigy:
    http://www.youtube.com/watch?v=rPKy3Q-sx58

    O flymentor é um tanto quanto complicado no começo mas vale a pena perder um tempo entendendo ele, ajustando os servos e eliminando totalmente as vibrações.. aí é só alegria... até hoje só voei 12 cargas com 5:30 de voo cada e até então não tive nenhuma lenha :D

    Neppon

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  7. Neppon,
    Em primeiro lugar parabéns. Ficaram muito legais os vídeos!
    Quantos as informações das configurações também são de grande valia. Ao meu ver é muito importante compartilharmos aquilo que sabemos, e uma dica para aqueles que não o fazem, é compartilhando que se aprende mais.
    No meu caso as configurações estão um pouco diferentes, mas eh devido ao Tx ser diferente e ao heli também.
    Brevemente estarei postando as configurações que fizemos e os ajuste. Está configurações foram testadas em conjunto com outro colaborador, dividimos em configuração de TX e do Flymentor, assim como no caso do TX são para vários fabricantes e helis diferentes.
    Abração,
    Fernando

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  8. Então pessoal tudo bem? meu nome é claudio, instalei
    o flymentor no copter x 450 mas até agora não
    consegui uma estabilização perfeita, o travamento da
    cauda se mostrou um desafio, ela só ficou sem deslizar trimando no próprio rádio, e a oscilação da cauda só parou baixando para 25% de sensibilidade, e ganho do sensor com 4, delay e angulo de tolerância
    se mostraram ineficazes em qualquer posição, outra coisa foi a estabilização de posição, preciso trimar no rádio? mesmo com boa iluminação o heli não fica quiéto como no filme da garagem de nosso amigo acima, aliás foi a melhor estabilização que ví deste sistema até agora qual o segredo Neppon?
    o seu heli ficou muito bom.

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  9. Amigos encontrei pesquisando na net este equipamento
    super compacto e com recursos incríveis, deem uma olhadinha, ai vai o link http://hobbywireless.com/cart/index.php?main_page=product_info&products_id=559

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  10. Claudio,
    Nao estou conseguindo posta corretamente, no endereco do email na primeira pg do Blog vc pode me contatar que eu tentarei te ajudar.
    Abs,
    Fernando

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  11. Valeu Fernando, desculpe a demora na resposta,
    estou revisando toda a mecânica do heli, vizando torna-la mais precisa vamos ver se as coisas melhoram.

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  12. Boa noite Fernado sou apaixonado helicopteros de radio controle. Navegando na interet vi seus vidios no You tube, e adorei, gostei tanto que comprei tudo, so que tenho um problemao ja esta todo montado, mais nao consigo ligar os servos no receptor nao sei a posicao deles como meu helicoptero e de 2 mao nao veio o manual, o meu é igual a este das fotos aqui mostrado, vc poderia me ajudar, se possivel é claro obrigado Geraldo

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  13. Olá, pessoal,...Instalei o Flymentor no meu Belt cp cx e estou com um problema,...A calda não para no lugar, fica ¨chicoteando¨para a direita, parece estar muito sensível, os demais comandos estão funcionando bem. Ainda não voei por causa desse problema e ainda não liguei no computador pois só tenho o windows7 e o flymentor não funciona nele. Será que o problema da calda é por falta de ajuste do software. Por favor, peço ajuda pois já derrubei meu Heli 5 vezes,ou seja, todas as vezes que tentei voar, mais uma ele não vai aguentar,...Nem eu!! Obrigado!!

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  14. bom dia. link quebrado para download do software, poderia fornecer outro link ou enviar por email?

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